domingo, 28 de junho de 2009

Relato de Viagem 03: Linhas Urbanas de São Paulo: 178-T/10 (Metrô Santana x Ceasa) e 477-A/10 (Ceasa x Sacomã)

Em São Paulo temos algumas linhas que atravessam a cidade em vários sentidos: Norte x Sul, Leste x Oeste, Norte x Oeste, Norte x Leste, Leste x Sul e etc. Algumas dessas linhas cortam a cidade de ponta a ponta passando pelo Centro, outras não, mais em todas elas temos a garantia de longas viagens, uma boa demanda de passageiros, e passagens por vários locais e bairros da cidade, hoje irei falar sobre duas dessas linhas, a primeira é a linha 178-T/10 – Metrô Santana x Ceasa, e a segunda é a linha 477-A/10 – Sacomã x Ceasa

Dados da primeira linha:

Linha: 178-T/10 – Metrô Santana x Ceasa
Ponto Inicial: Av. Cruzeiro do Sul, em frente ao Metrô Santana
Ponto Final: Rua Hayden, esquina com Av. Dr. Gastão Vidigal, em frente ao Ceasa
Empresa: Sambaíba (Área 2)
Carro da viagem: 2 1232 – Marcopolo Viale, MBB OF-1721

A viagem:

Saindo do bairro de Santana, as 16:07 o carro com lotação de bancos completa e 3 pessoas em pé inicia a viagem, subindo pela Av. Cruzeiro do Sul, alcançamos o Alto de Santana, é a parte mais alta do bairro, e nessa parte temos uma visão legal da cidade e muitos edifícios residenciais de alto padrão, nesse trecho apenas linhas da Sambaíba rodam, e depois de uma volta pelas ruas do bairro alcançamos a rua Conselheiro Moreira de Barros, e vamos cada vez mais adentrando pela Zona Norte, passando pelos bairros de Santa Terezinha e Mandaqui, após isso entramos no bairro de Casa Verde pela Avenida Eng. Caetano Álvares (importante ligação da Zona Norte com a Marginal Tiete), é uma avenida larga, com o córrego Mandaqui entre as suas pistas, e um tráfego considerável de carros. Muitas lojas de carros ao longo dela, e é nesse trecho que as pessoas começam a desembarcar, percebi que essa linha é a ligação mais rápida entre o metrô e a região da Casa Verde, as imediações do Terminal Casa Verde e o Bairro do Limão, pois as outras linhas que fazem esse trajeto seguem por caminhos mais longos.

Saindo da Eng. Caetano Álvares, entramos no Bairro do Limão, importante região da zona norte, com muito comércio, passando pelo considerado centro do bairro, a Praça Professor Francisco D’Auria (ou simplesmente Largo do Limão). Nessa parte já vemos além de linhas da Sambaíba, algumas pertencentes a área 1, pois estamos próximos de sair da área 2 e adentrar a área 1. Saindo do Bairro do Limão pela Avenida Nossa Senhora do Ó, chegamos no tradicional bairro da Freguesia do Ó, e com isso adentramos a área 1, uma volta pelas ruas importantes do bairro: Javoraú, Bonifácio Cubas, Av. Santa Marina, Av. Itaberaba, até atingirmos a Avenida Paula Ferreira, e a Gen. Edgar Facó já no bairro do Piqueri, cruzando a Ponte do Piqueri, entramos no bairro da Lapa, na minha opinião o mais importante do trajeto, passando em frente ao tradicional Mercado Municipal da Lapa, onde há também um desembarque grande de pessoas, deixando o carro vazio, com apenas eu e mais umas 5 pessoas.

Agora da Lapa até o Ceasa é um trecho pequeno por algumas ruas: Av. Mercedes, Brig. Gavião Peixoto, Barão da Passagem, Schilling, no bairro da City Lapa, Vila Romana, e Vila Leopoldina, bairros residenciais de classe média, com muitas praças, guaritas de segurança nas ruas e etc.

Chegando finalmente na Av. Imperatriz Leopoldina, Av. Mofarrej e Av. Gastão Vidigal, passando em frente ao Ceasa, nessa altura da viagem (01:19 de percurso) só havia eu de passageiro no carro, e chegamos ao final dela numa rua q fica em frente a um dos portões do Ceasa.

Dados da segunda linha:

Linha: 477-A/10 – Sacomã x Ceasa
Ponto Inicial: R. Francisco Peres, imediações do Terminal Sacomã
Ponto Final: Rua Baumann, em frente ao Ceasa
Empresa: Via Sul (Área 5)
Carro da viagem: 5 2536 – Caio Induscar Mondego HA, MBB O-500UA/2836

A viagem:

Depois de descansar um pouco da primeira viagem e fazer um lanche vamos a segunda parte, agora num Mondego da Via Sul rumo ao bairro do Sacomã (zona sul de São Paulo).

Essa linha roda com 100% da frota composta por articulados durante a semana, devido a sua demanda, porém nos finais de semana são alternados com carros menores, sendo que no domingo apenas carros comuns rodam, mais com sorte conseguimos pegar um articulado, por volta das 18:05 ele saiu do ponto final no Ceasa, apenas comigo dentro do carro, e prosseguiu assim até sairmos da Avenida Dr. Gastão Vidigal, e entrarmos na Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, entrada do Parque Vila Lobos. Do ponto final no Ceasa, até o Largo da Batata em Pinheiros, é um trecho reto que compreende as avenidas: Gastão Vidigal, Prof. Fonseca Rodrigues e Pedroso de Morais, passando pelo Parque Vila Lobos e a Praça Panamericana, as pouquíssimas pessoas que embarcaram nesse trecho, desembarcaram todas em Pinheiros, e lá ele começou a lotar, aí pude perceber o porquê de rodarem articulados na linha, a partir do Largo da Batata, seguindo pela Avenida Faria Lima até o cruzamento com a Avenida Cidade Jardim, passando pelo Shopping Iguatemi, ele parou em todos os pontos do trajeto, e em todos eles entravam pelo menos 7 ou 8 pessoas. Isso só foi melhorar um pouco quando entramos no bairro do Itaim Bibi, e muitas pessoas começaram a desembarcar ali.

O bairro do Itaim Bibi, é um bairro nobre da zona sul de São Paulo, com comércio forte e muitas moradias de classe média, o bairro é servido pela linha nas ruas Tabapuã e Joaquim Floriano atingindo a Praça Dom Gastão Liberal Pinto, e a Avenida Brigadeiro Luís Antonio, sentido Centro, saímos do Itaim e entramos nos Jardins, passando em frente ao Parque Ibirapuera, subindo a Brigadeiro até atingirmos a Avenida Paulista, a mais tradicional de São Paulo.

Pegamos um trecho pequeno da Avenida Paulista até o bairro do Paraíso, onde ela termina, e começa a Rua Domingos de Morais, nela iremos passar em três pontos com muita demanda de passageiros: as estações do Metrô Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana, em todas as três há um grande embarque de passageiros, e um bom desembarque também. Saindo da Vila Mariana, chegamos a Avenida Lins de Vasconcelos, agora a viagem está chegando nos tradicionais bairros do Cambuci e Ipiranga, passando pelo Largo do Cambuci, Rua Independência e por fim pegando a Avenida Dom Pedro I, passando pelo monumento do Ipiranga e proximidades do Museu Histórico, ali a viagem chega na reta final, passando por importantes ruas do Ipiranga: Rua Leais Paulistanos, Rua dos Sorocabanos e Rua Silva Bueno.

O final da Rua Silva Bueno já pertence ao bairro do Sacomã, e mais umas ruas passamos em frente o Terminal de Ônibus do Sacomã, e o ponto final da linha, mais uma vez da mesma forma que a viagem começou, somente comigo no carro.

O trecho foi cumprido em exatas 1:16 de viagem, sem maiores complicações apesar da chuva.

Relato de: Tiago de Grande / Portal InterBuss

Fotos: Luciano Roncolato / Portal InterBuss

3 comentários:

  1. 1h e pouco num domingo sem maiores gargalos de engarrafamento. Agora no rush da tarde... aí o chicote estrala!!! Ótimo relato!!

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  2. Excelente relato,com informações
    detalhadas sobre o trajeto!!
    Vcs estão de parabéns!!

    Marcelo B.Alves,RJ

    http://fotolog.terra.com.br/comoandarnorio:110

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  3. Muito boa a descrição!!!O detalhamento de onde passa a linha, quando enche e esvazia o ônibus deixa mais proveitoso o relato.
    Abraços valeu!

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