domingo, 28 de junho de 2009

Relato de Viagem 03: Linhas Urbanas de São Paulo: 178-T/10 (Metrô Santana x Ceasa) e 477-A/10 (Ceasa x Sacomã)

Em São Paulo temos algumas linhas que atravessam a cidade em vários sentidos: Norte x Sul, Leste x Oeste, Norte x Oeste, Norte x Leste, Leste x Sul e etc. Algumas dessas linhas cortam a cidade de ponta a ponta passando pelo Centro, outras não, mais em todas elas temos a garantia de longas viagens, uma boa demanda de passageiros, e passagens por vários locais e bairros da cidade, hoje irei falar sobre duas dessas linhas, a primeira é a linha 178-T/10 – Metrô Santana x Ceasa, e a segunda é a linha 477-A/10 – Sacomã x Ceasa

Dados da primeira linha:

Linha: 178-T/10 – Metrô Santana x Ceasa
Ponto Inicial: Av. Cruzeiro do Sul, em frente ao Metrô Santana
Ponto Final: Rua Hayden, esquina com Av. Dr. Gastão Vidigal, em frente ao Ceasa
Empresa: Sambaíba (Área 2)
Carro da viagem: 2 1232 – Marcopolo Viale, MBB OF-1721

A viagem:

Saindo do bairro de Santana, as 16:07 o carro com lotação de bancos completa e 3 pessoas em pé inicia a viagem, subindo pela Av. Cruzeiro do Sul, alcançamos o Alto de Santana, é a parte mais alta do bairro, e nessa parte temos uma visão legal da cidade e muitos edifícios residenciais de alto padrão, nesse trecho apenas linhas da Sambaíba rodam, e depois de uma volta pelas ruas do bairro alcançamos a rua Conselheiro Moreira de Barros, e vamos cada vez mais adentrando pela Zona Norte, passando pelos bairros de Santa Terezinha e Mandaqui, após isso entramos no bairro de Casa Verde pela Avenida Eng. Caetano Álvares (importante ligação da Zona Norte com a Marginal Tiete), é uma avenida larga, com o córrego Mandaqui entre as suas pistas, e um tráfego considerável de carros. Muitas lojas de carros ao longo dela, e é nesse trecho que as pessoas começam a desembarcar, percebi que essa linha é a ligação mais rápida entre o metrô e a região da Casa Verde, as imediações do Terminal Casa Verde e o Bairro do Limão, pois as outras linhas que fazem esse trajeto seguem por caminhos mais longos.

Saindo da Eng. Caetano Álvares, entramos no Bairro do Limão, importante região da zona norte, com muito comércio, passando pelo considerado centro do bairro, a Praça Professor Francisco D’Auria (ou simplesmente Largo do Limão). Nessa parte já vemos além de linhas da Sambaíba, algumas pertencentes a área 1, pois estamos próximos de sair da área 2 e adentrar a área 1. Saindo do Bairro do Limão pela Avenida Nossa Senhora do Ó, chegamos no tradicional bairro da Freguesia do Ó, e com isso adentramos a área 1, uma volta pelas ruas importantes do bairro: Javoraú, Bonifácio Cubas, Av. Santa Marina, Av. Itaberaba, até atingirmos a Avenida Paula Ferreira, e a Gen. Edgar Facó já no bairro do Piqueri, cruzando a Ponte do Piqueri, entramos no bairro da Lapa, na minha opinião o mais importante do trajeto, passando em frente ao tradicional Mercado Municipal da Lapa, onde há também um desembarque grande de pessoas, deixando o carro vazio, com apenas eu e mais umas 5 pessoas.

Agora da Lapa até o Ceasa é um trecho pequeno por algumas ruas: Av. Mercedes, Brig. Gavião Peixoto, Barão da Passagem, Schilling, no bairro da City Lapa, Vila Romana, e Vila Leopoldina, bairros residenciais de classe média, com muitas praças, guaritas de segurança nas ruas e etc.

Chegando finalmente na Av. Imperatriz Leopoldina, Av. Mofarrej e Av. Gastão Vidigal, passando em frente ao Ceasa, nessa altura da viagem (01:19 de percurso) só havia eu de passageiro no carro, e chegamos ao final dela numa rua q fica em frente a um dos portões do Ceasa.

Dados da segunda linha:

Linha: 477-A/10 – Sacomã x Ceasa
Ponto Inicial: R. Francisco Peres, imediações do Terminal Sacomã
Ponto Final: Rua Baumann, em frente ao Ceasa
Empresa: Via Sul (Área 5)
Carro da viagem: 5 2536 – Caio Induscar Mondego HA, MBB O-500UA/2836

A viagem:

Depois de descansar um pouco da primeira viagem e fazer um lanche vamos a segunda parte, agora num Mondego da Via Sul rumo ao bairro do Sacomã (zona sul de São Paulo).

Essa linha roda com 100% da frota composta por articulados durante a semana, devido a sua demanda, porém nos finais de semana são alternados com carros menores, sendo que no domingo apenas carros comuns rodam, mais com sorte conseguimos pegar um articulado, por volta das 18:05 ele saiu do ponto final no Ceasa, apenas comigo dentro do carro, e prosseguiu assim até sairmos da Avenida Dr. Gastão Vidigal, e entrarmos na Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, entrada do Parque Vila Lobos. Do ponto final no Ceasa, até o Largo da Batata em Pinheiros, é um trecho reto que compreende as avenidas: Gastão Vidigal, Prof. Fonseca Rodrigues e Pedroso de Morais, passando pelo Parque Vila Lobos e a Praça Panamericana, as pouquíssimas pessoas que embarcaram nesse trecho, desembarcaram todas em Pinheiros, e lá ele começou a lotar, aí pude perceber o porquê de rodarem articulados na linha, a partir do Largo da Batata, seguindo pela Avenida Faria Lima até o cruzamento com a Avenida Cidade Jardim, passando pelo Shopping Iguatemi, ele parou em todos os pontos do trajeto, e em todos eles entravam pelo menos 7 ou 8 pessoas. Isso só foi melhorar um pouco quando entramos no bairro do Itaim Bibi, e muitas pessoas começaram a desembarcar ali.

O bairro do Itaim Bibi, é um bairro nobre da zona sul de São Paulo, com comércio forte e muitas moradias de classe média, o bairro é servido pela linha nas ruas Tabapuã e Joaquim Floriano atingindo a Praça Dom Gastão Liberal Pinto, e a Avenida Brigadeiro Luís Antonio, sentido Centro, saímos do Itaim e entramos nos Jardins, passando em frente ao Parque Ibirapuera, subindo a Brigadeiro até atingirmos a Avenida Paulista, a mais tradicional de São Paulo.

Pegamos um trecho pequeno da Avenida Paulista até o bairro do Paraíso, onde ela termina, e começa a Rua Domingos de Morais, nela iremos passar em três pontos com muita demanda de passageiros: as estações do Metrô Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana, em todas as três há um grande embarque de passageiros, e um bom desembarque também. Saindo da Vila Mariana, chegamos a Avenida Lins de Vasconcelos, agora a viagem está chegando nos tradicionais bairros do Cambuci e Ipiranga, passando pelo Largo do Cambuci, Rua Independência e por fim pegando a Avenida Dom Pedro I, passando pelo monumento do Ipiranga e proximidades do Museu Histórico, ali a viagem chega na reta final, passando por importantes ruas do Ipiranga: Rua Leais Paulistanos, Rua dos Sorocabanos e Rua Silva Bueno.

O final da Rua Silva Bueno já pertence ao bairro do Sacomã, e mais umas ruas passamos em frente o Terminal de Ônibus do Sacomã, e o ponto final da linha, mais uma vez da mesma forma que a viagem começou, somente comigo no carro.

O trecho foi cumprido em exatas 1:16 de viagem, sem maiores complicações apesar da chuva.

Relato de: Tiago de Grande / Portal InterBuss

Fotos: Luciano Roncolato / Portal InterBuss

terça-feira, 23 de junho de 2009

Relato de Viagem 02: Linha 308 - Interbairros 2 (Urbana de Campinas/SP - o maior itinerário da cidade)

Campinas, metrópole com mais de 1,1 milhão de habitantes, mantém em operação mais de 190 linhas de transporte coletivo urbano para que 600 mil pessoas se desloquem diariamente entre as atuais quatro áreas operacionais da cidade. Dessas dezenas de linhas, duas se destacam por serem as mais longas da cidade: são as antigas linhas Interbairros 2, que tiveram suas nomenclaturas alteradas recentemente para Terminal Shopping Iguatemi X Circular Av. John. B. Dunlop (Enxuto). O trajeto é tão longo que são duas linhas: uma que faz o sentido ida, e a outra faz a volta (3.07 e 3.08), ambas operadas pela VB3, do Consórcio Urbcamp.
Não temos conhecimento de alguém que já tenha feito esse trajeto por completo, também por ser circular, partindo do Shopping Iguatemi, localizado na Vila Brandina: sai de lá, e volta para lá. No sábado, 13 de junho, eu e os amigos Guilherme Rafael e Carlos Eduardo decidimos encarar esse desafio e fomos dar a volta completa em uma das linhas.
Chegamos por volta das 15h20 no Shopping Iguatemi, ponto inicial das linhas, que saem juntas. Nos dias úteis e sábados, o intervalo é de cerca de 40 minutos. Aos domingos, como é um carro por linha, o intervalo chega a 2 horas e meia, sendo 18h30 a última viagem.
Por volta das 15h30, os carros da 3.07 e 3.08 já estavam encostados aguardando dar o horário. Eram dois Caio Induscar Apache Vip MBB OF-1721 ano 2003, de 3 portas, adaptados com elevador. Na 3.07, os outros dois carros da linha eram: um Busscar Urbanuss Pluss MBB OF-1721 ano 2001, de 3 portas, adaptado com elevador, e um Marcopolo Viale MBB OF-1417 de 2001, de 2 portas, ex-Transguarulhense. Na 3.08, havia ao menos também um Urbanuss Pluss similar ao da 3.07. O Carlos optou pela volta de 3.08, então embarcamos às 15h40 no Apache Vip da linha.
O carro, de prefixo 3763, saiu de seu ponto exatamente às 15h43. Sentamos no fundo do veículo e começamos a viagem. Além de nós, havia outro passageiro. Em nenhum momento todos os lugares chegaram a ficar ocupados, tampouco houve passageiros em pé. A viagem começou pelo bairro das Paineiras, e logo chegou na Avenida Moraes Salles. Em seguida, voltou para o Paineiras, onde deu um retorno para seguir no caminho para o Jardim São Fernando.
Em diversos trechos foi possível verificar que há uma "repetição" de passagem, ou seja, ele passa duas ou três vezes pelo mesmo local para fazer atendimentos.
Após descer o Jardim São Fernando, chegou ao Jardim Proença, onde faz atendimento às proximidades do estádio Brinco de Ouro da Princesa, seguindo depois para a UNIP e, consequentemente ao Extra da Avenida Abolição. A volta toda poderia ser encurtada um bom tempo, se não fosse necessário os atendimentos.
Seguindo pela Abolição até o seu início, o ônibus chegou ao seu ponto mais próximo do Centro, que é o início da Avenida Francisco Glicério, depois indo pela Marginal Fepasa e subindo o Viaduto Cury. Antes disso, houve uma parada para troca de turno, que levou cerca de cinco minutos.
Depois de subir o viaduto, o ônibus pegou a Francisco Teodoro, já na Vila Industrial, e de lá já acessa a Sales de Oliveira, seguindo pelo mesmo caminho que fazem os ônibus que vão para a Estação Enxuto, na Avenida John Boyd Dunlop. Nisso, nem uma hora do trajeto ainda havia sido cumprido.
Da Estação Enxuto (o nome vem do supermercado, que fica no local), o ônibus atende a avenida José Pancetti de ponta a ponta, depois descendo para fazer a volta pelo Condomínio Bandeirantes, no Jardim Pacaembu. Logo depois, volta para o mesmo ponto para subir e cruzar a Avenida Lix da Cunha e dar a volta por boa parte do Jardim Eulina, depois pegando a Avenida Marechal Rondon, onde tem ponto próximo à Pedreira do Chapadão.
Em seguida, chegamos próximo à metade do itinerário, no Balão do Castelo, de onde o ônibus segue pela Avenida Imperatriz Leopoldina até à Lagoa do Taquaral, de onde parte para chegar até o Shopping Parque D. Pedro, mas antes atendendo aos bairros Santa Genebra e Miguel Vicente Cury.
Finalmente, mais de uma hora depois do trajeto, chega ao D. Pedro, onde tem um ponto. Rapidamente sai e segue pela Avenida Wagner Samara até o bairro Taquaral (próximo de onde já tinha passado, mais uma vez), fazendo parte do itinerário da linha 351 - Pucc Primavera, até a sede da CPFL, para logo depois atingir a Rodovia Miguel Noel Nascente Burnier, caminho para a Estação Cidade Judiciária, um dos pontos mais extremos do itinerário, já na saída para Jaguariúna.
Dando a volta por ali, passa a atender novamente o Taquaral, mas dessa vez o entorno da praça Arautos da Paz, de onde volta e atende o Parque São Quirino, passando duas vezes num mesmo local. Dali chega até a Vila 31 de Março, último bairro no caminho para o Shopping Galleria. Minutos depois segue para atender o Parque Brasília, subindo até o Jardim Flamboyant e finalmente voltando à Avenida Iguatemi, chegando ao seu ponto final.
Nesse momento, o relógio marcava 17h44, exatamente 2h01m depois de ter saído. Nem 30 passageiros passaram pela catraca durante todo o trajeto, sinalizando que trata-se de uma linha deficitária, porém de longo alcance e importante para muitos, mesmo depois da criação do Bilhete Único. Em breve, vamos encarar o sentido inverso, na 307.

Texto e foto: Luciano Roncolato

domingo, 14 de junho de 2009

Relato de Viagem 01: Pirapora do Bom Jesus (Centro) x Itu (Term. Rodoviário) via Cabreúva

Olá pessoal, pra começar a relatar as nossas viagens de ônibus por aí, escolhi falar sobre esse trecho, que apesar de ser próximo da capital paulista não é muito conhecido trata-se da linha ARTESP saindo de Pirapora do Bom Jesus (Região Metropolitana de São Paulo, distante 54 kms da Capital) até Itu (Interior do Estado, região de Sorocaba, distante 102 kms da Capital)

O carro da viagem:

Trata-se de um Caio Apache Vip, Mercedes Benz OF-1721 da Empresa VITU – Viação Itu, prefixo 1002

A viagem:

Cheguei em Pirapora do Bom Jesus por volta de 10:00 da manhã, o horário previsto para saída do carro era as 11:00, então aproveitei esse tempo livre de 1 hora para fazer algumas fotos de ônibus e da paisagem, Pirapora é uma cidade conhecida por ser ponto de chegada de romarias, e por ser cortada em toda a sua extensão pelo Rio Tietê, fazendo dela uma cidade bonita, apesar do mau cheiro do rio, com grande potencial religioso, e a região onde a cidade está é muito montanhosa, sendo praticamente uma cidade encravada entre morros, estava no pequeno terminal de ônibus existente na Estrada dos Romeiros, km 55 onde a linha para Itu faz ponto final, bem na entrada da cidade, quando por volta das 10:40 vejo chegar o nosso ônibus, então fiz algumas fotos dele e esperei dar a hora do embarque.

Saindo de Pirapora exatamente as 11:00 a nossa viagem começa, o carro com meia lotação (aproximadamente umas 25 pessoas) sai do terminal e cruza a ponte sobre o Rio Tiete no centro de Pirapora, e pega a Estrada dos Romeiros, sentido Cabreúva, nessa primeira parte da viagem a Estrada tem trechos de subida íngremes, pista simples e curvas, muitas curvas muitas vezes é impossível ficar quieto no assento, com as curvas se fica balançando de um lado pra outro, e do lado esquerdo é possível avistar em 90% do trajeto o Rio Tiete seguindo o mesmo curso da rodovia, nessa parte o rio é muito diferente do trecho urbano em São Paulo, que somos acostumados a ver, ele tem um leito mais largo, com muitas curvas e rochas em seu leito, porém tem uma parte triste: a sujeira, muitos dejetos, espuma branca, principalmente próximo a Barragem e Usina de Rasgão, ainda no Município de Pirapora. Além das curvas, pista simples, e trechos de subida bem íngremes, a Estrada dos Romeiros também tem muitas pontes estreitas, onde só é possível passar um carro por vez (inclusive é uma dessas pontes que faz a divisa dos Municípios de Pirapora e Cabreúva) logo após passarmos a divisa é possível ver uma queda d’agua no leito do Tietê, na minha opinião a parte mais bonita do trajeto, e um grande tráfego de ciclistas em toda a sua extensão.

Com exatos 30 minutos de viagem, entramos no perímetro urbano de Cabreúva, uma cidade pequena, e sem muitos atrativos, apenas um pequeno centro histórico, e exatamente as 11:35 da manhã fizemos a parada no Terminal Rodoviário de Cabreúva, de onde além de ônibus municipais da cidade temos ônibus suburbanos rumo a Jundiaí, com isso a nossa viagem chegou a metade.

Algumas pessoas desembarcam e algumas entram no carro pra fazer a viagem rumo a Itu, e as 11:38 o nosso ônibus dá a ré saindo da rodoviária, a viagem ainda segue.

Deixando a cidade de Cabreúva pra trás, agora estamos pegando a continuação da Estrada dos Romeiros, que no trecho entre Cabreúva e a Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto já em Itu ganha o nome de Estrada Parque, por adentrar dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Tiete, nessa segunda metade da viagem o trecho continua em pista simples, muito sinuoso, porém com menos subidas e após uns 2 kms saindo do centro de Cabreúva, ganhamos a companhia do Rio Tiete de novo, passaremos em frente a mais uma barragem, e com isso mais sujeira no leito do rio, e a paisagem é basicamente essa durante todo o trecho, do lado esquerdo o rio, e do lado direito muitas montanhas e algumas casas afastadas.

A divisa entre os municípios de Cabreúva e Itu, é num bairro chamado Gruta (Existe uma Gruta na beira da Rodovia), um pequeno parque, posto de informações turísticas, algumas mesinhas na beira do rio e com isso entramos no município de Itu, mais alguns kms a Estrada Parque termina, no seu final um pequeno trevo, onde alguns romeiros descansavam no momento em que passamos por lá, com certeza rumo a Pirapora, após passar uma ponte sobre o Rio Tiete, chegamos na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, e com isso já avistamos ao fundo a cidade de Itu, 3kms nos separam do centro, após passarmos o portal de entrada da cidade a rodovia muda de nome para Marechal Rondon, e vai seguir com esse nome até a divisa com MS.

O primeiro ponto de parada é em frente o Shopping, que fica na beira da rodovia, ali desce a grande maioria das pessoas, ficando apenas eu e mais umas 5 pessoas, para seguir até o ponto final, agora ele apenas desce uma pequena avenida e entra na marginal de Itu, com isso a nossa viagem chega ao fim, pois ali está a rodoviária da cidade, e conseqüentemente o final da linha, exatamente as 12:07 o carro 1002 da VITU estacionou no ponto do lado de fora da rodoviária, e com isso chega ao fim a nossa viagem.

Itu, ao exemplo de Pirapora, também é uma cidade com potencial religioso, no centro histórico temos igrejas, e um casario colonial, além também da cidade ter a fama de ser a Cidade do Exagero, onde tudo é grande, e tanto Itu, quanto Cabreúva e Pirapora, fazem parte do “Roteiro dos Bandeirantes” um trecho que foi desbravado pelos Bandeirantes há muito tempo atrás, vale a pena fazer uma visita.

Bom, é isso, espero que vocês tenham gostado desse roteiro, e pra quem quiser um dia fazer esse trajeto seguem algumas informações, tal como horário de partidas, locais onde se embarca e etc.

Pirapora do Bom Jesus x Itu (Via Cabreúva)
Ponto Inicial: Estrada dos Romeiros (SP-312) Km.55 – Mini Terminal Urbano, Pirapora do Bom Jesus-SP
Ponto Final: Rodocenter de Itu-SP

Horários de partida:

Saídas de Pirapora durante a semana: 05:45, 10:00, 14:10 e 17:30
Saídas de Pirapora nos finais de semana: 06:00, 11:00, 15:00 e 18:30

Saídas de Itu durante a semana: 08:00, 12:50, 16:00 e 22:35
Saídas de Itu nos finais de semana: 09:00, 13:00, 17:00 e 22:35


Por: Tiago de Grande/Portal InterBuss