terça-feira, 23 de junho de 2009

Relato de Viagem 02: Linha 308 - Interbairros 2 (Urbana de Campinas/SP - o maior itinerário da cidade)

Campinas, metrópole com mais de 1,1 milhão de habitantes, mantém em operação mais de 190 linhas de transporte coletivo urbano para que 600 mil pessoas se desloquem diariamente entre as atuais quatro áreas operacionais da cidade. Dessas dezenas de linhas, duas se destacam por serem as mais longas da cidade: são as antigas linhas Interbairros 2, que tiveram suas nomenclaturas alteradas recentemente para Terminal Shopping Iguatemi X Circular Av. John. B. Dunlop (Enxuto). O trajeto é tão longo que são duas linhas: uma que faz o sentido ida, e a outra faz a volta (3.07 e 3.08), ambas operadas pela VB3, do Consórcio Urbcamp.
Não temos conhecimento de alguém que já tenha feito esse trajeto por completo, também por ser circular, partindo do Shopping Iguatemi, localizado na Vila Brandina: sai de lá, e volta para lá. No sábado, 13 de junho, eu e os amigos Guilherme Rafael e Carlos Eduardo decidimos encarar esse desafio e fomos dar a volta completa em uma das linhas.
Chegamos por volta das 15h20 no Shopping Iguatemi, ponto inicial das linhas, que saem juntas. Nos dias úteis e sábados, o intervalo é de cerca de 40 minutos. Aos domingos, como é um carro por linha, o intervalo chega a 2 horas e meia, sendo 18h30 a última viagem.
Por volta das 15h30, os carros da 3.07 e 3.08 já estavam encostados aguardando dar o horário. Eram dois Caio Induscar Apache Vip MBB OF-1721 ano 2003, de 3 portas, adaptados com elevador. Na 3.07, os outros dois carros da linha eram: um Busscar Urbanuss Pluss MBB OF-1721 ano 2001, de 3 portas, adaptado com elevador, e um Marcopolo Viale MBB OF-1417 de 2001, de 2 portas, ex-Transguarulhense. Na 3.08, havia ao menos também um Urbanuss Pluss similar ao da 3.07. O Carlos optou pela volta de 3.08, então embarcamos às 15h40 no Apache Vip da linha.
O carro, de prefixo 3763, saiu de seu ponto exatamente às 15h43. Sentamos no fundo do veículo e começamos a viagem. Além de nós, havia outro passageiro. Em nenhum momento todos os lugares chegaram a ficar ocupados, tampouco houve passageiros em pé. A viagem começou pelo bairro das Paineiras, e logo chegou na Avenida Moraes Salles. Em seguida, voltou para o Paineiras, onde deu um retorno para seguir no caminho para o Jardim São Fernando.
Em diversos trechos foi possível verificar que há uma "repetição" de passagem, ou seja, ele passa duas ou três vezes pelo mesmo local para fazer atendimentos.
Após descer o Jardim São Fernando, chegou ao Jardim Proença, onde faz atendimento às proximidades do estádio Brinco de Ouro da Princesa, seguindo depois para a UNIP e, consequentemente ao Extra da Avenida Abolição. A volta toda poderia ser encurtada um bom tempo, se não fosse necessário os atendimentos.
Seguindo pela Abolição até o seu início, o ônibus chegou ao seu ponto mais próximo do Centro, que é o início da Avenida Francisco Glicério, depois indo pela Marginal Fepasa e subindo o Viaduto Cury. Antes disso, houve uma parada para troca de turno, que levou cerca de cinco minutos.
Depois de subir o viaduto, o ônibus pegou a Francisco Teodoro, já na Vila Industrial, e de lá já acessa a Sales de Oliveira, seguindo pelo mesmo caminho que fazem os ônibus que vão para a Estação Enxuto, na Avenida John Boyd Dunlop. Nisso, nem uma hora do trajeto ainda havia sido cumprido.
Da Estação Enxuto (o nome vem do supermercado, que fica no local), o ônibus atende a avenida José Pancetti de ponta a ponta, depois descendo para fazer a volta pelo Condomínio Bandeirantes, no Jardim Pacaembu. Logo depois, volta para o mesmo ponto para subir e cruzar a Avenida Lix da Cunha e dar a volta por boa parte do Jardim Eulina, depois pegando a Avenida Marechal Rondon, onde tem ponto próximo à Pedreira do Chapadão.
Em seguida, chegamos próximo à metade do itinerário, no Balão do Castelo, de onde o ônibus segue pela Avenida Imperatriz Leopoldina até à Lagoa do Taquaral, de onde parte para chegar até o Shopping Parque D. Pedro, mas antes atendendo aos bairros Santa Genebra e Miguel Vicente Cury.
Finalmente, mais de uma hora depois do trajeto, chega ao D. Pedro, onde tem um ponto. Rapidamente sai e segue pela Avenida Wagner Samara até o bairro Taquaral (próximo de onde já tinha passado, mais uma vez), fazendo parte do itinerário da linha 351 - Pucc Primavera, até a sede da CPFL, para logo depois atingir a Rodovia Miguel Noel Nascente Burnier, caminho para a Estação Cidade Judiciária, um dos pontos mais extremos do itinerário, já na saída para Jaguariúna.
Dando a volta por ali, passa a atender novamente o Taquaral, mas dessa vez o entorno da praça Arautos da Paz, de onde volta e atende o Parque São Quirino, passando duas vezes num mesmo local. Dali chega até a Vila 31 de Março, último bairro no caminho para o Shopping Galleria. Minutos depois segue para atender o Parque Brasília, subindo até o Jardim Flamboyant e finalmente voltando à Avenida Iguatemi, chegando ao seu ponto final.
Nesse momento, o relógio marcava 17h44, exatamente 2h01m depois de ter saído. Nem 30 passageiros passaram pela catraca durante todo o trajeto, sinalizando que trata-se de uma linha deficitária, porém de longo alcance e importante para muitos, mesmo depois da criação do Bilhete Único. Em breve, vamos encarar o sentido inverso, na 307.

Texto e foto: Luciano Roncolato

8 comentários:

  1. boa noite,.
    achei bem legal essa viagem pela linha 3.08.

    sei de muito gente que tem a vida facilitada pela existencia desta linha.

    na região do ouro verde a linha 1.96 (JD fernanda-term. Ouro verde) pode ser considerada uma mini linha interbairros pois atende diversos bairros da região de viracopos

    ResponderExcluir
  2. Robson Jaguariuna: Eu ja fiz quase itinerario completo em 1994 ano lançamento desta linha operada pela antiga itacolomi. Sai da Av: Joaquim de Lemos fui sentido Taquaral até Shopping Iguatemi. Mais a linha não fazia dantas voltas igual hoje. Que era legal nesta linha todos os pontos de onibus tinha um nome da localização.

    ResponderExcluir
  3. Da proxima vez, levaremos salgadinhos pra comer no caminho, pois quando a viagem terminou estavamos famintos rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog!!
    Achei sem querer e já me ajudou na viagem SP/osasco/pirapora/itu que quero fazer.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, moro no Rio e vou para Campinas, gostaria de saber q onibus eu pego do Centro de Campinas pra Rua Luiz Otávio, 1281 Parque Taquaral, Campinas/SP na FAC. POLITÉCNICA DE CAMPINAS - POLICAMP. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. absurdo nao ter onibus até o castelo

    ResponderExcluir
  7. absurdo não ter onibus que ppassa no centro até o castelo.

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe me dizer, se tem ônibus de fds de pirapora pra cabreúva?

    ResponderExcluir